Logotipo do site filipebezerra.dev.br

Adeus, WordPress! Por que criei meu próprio CMS para blogs

Por Filipe Bezerra · Publicado em 23/03/2025 às 12:39 · Editado em 25/03/2025 às 18:41

Quando eu trabalhava no Bradesco eu tinha um gerente que sempre dizia "menos é mais", eu entendia que ele se referia ao fato de não complicar muito as coisas e não sobre ser relapso. Eu fiz disso praticamente um mantra na minha vida, pois eu acabo por pensar demais nas coisas e tenho uma tendência a complicar um pouco as coisas.

Esse blog é um exemplo disso, quando eu decidi iniciar nesse mundo da escrita, eu sai experimentando diversas ferramentas, desde os flat-files como o Grav até o poderosíssimo WordPress. No fim acabei optando pelo último e quanto chegou a hora de configurar o blog, cara que coisa chata! Sabe quando você perde mais tempo configurando do que usando a ferramenta? Então, pra mim foi isso! Talvez possa ter sido burrice da minha parte, mas eu não conseguir deixar do meu jeito, tinha que instalar um monte de plugins, enfim, o sentimento era de matar formiga com bala de canhão.

E ai veio a idéia de eu construir o meu próprio sistema de blog, eu queria algo que eu escrevesse e publicasse, sem ter que ficar fazendo diversos ajustes e configurações. Precisava ser simples e direto no objetivo, o que um blog precisa? Exibir o conteúdo de forma organizada, permitir comentários, um editor e um pouco de SEO. No início do planejamento eu não queria usar nenhum tipo de estilização, site raíz anos 90 mesmo! Mas desisti por que seria brutal até pra mim, também precisa ser "confortável" de ler, e o tempo do Times New Roman na web já passou a muito tempo.

No fim acho que cheguei num equilíbrio entre simplicidade e estilo, óbvio faltam alguns ajustes, isso aqui na verdade é um MVP, nem um editor online eu fiz ainda, esse post por exemplo, escrevi offline mesmo. Ainda assim estou satisfeito com o que construí até agora, a expectativa é que agora eu possa escrever com mais frequência que quando usava o WordPress.



Leia também:

Deixe um comentário


Comentários