Pular para conteúdo

Visão Geral

Como o Pix Verifier funciona?

O sistema atua monitorando o extrato da conta e filtrando apenas as transações do tipo Pix, e o acesso a conta é por meio das APIs disponibilizadas pelas instituições financeiras, que determinam como e quem deve acessá-las.

Normalmente as IFs (1) também disponilizam o cadastramento de um webhook (2), dessa forma você é avisado pelo banco quando recebe uma transação. Esse parece ser o caminho mais lógico a se seguir, contudo, criar um webhook implica em disponibilizar um serviço na internet acarretando em custos adicionais com a contratação de VPS (Virtual Private Server) (3) ou hospedagens.

  1. IF: Instituição Financeira.

  2. Webhook: É um ponto de entrada de uma API, onde outros sistemas podem enviar informações.

  3. VPS: Uma máquina virtual que é executada em um data center, possui alta disponibilidade e pode ser acessada publicamente pela internet.

Sendo assim, a consulta de extratos é mais simples e obtém o mesmo resultado esperado sem nenhum custo adicional.

Bancos suportados

Neste momento o único banco suportado é o Banco Inter, pois fico limitado ao banco que tenho movimentações para poder fazer a integração e testes, contudo o Pix Verifier foi projetado para que fosse possível a inclusão de novas instituições financeiras. Acesse a página de Integração para saber mais.